Carta aberta

Logo Bantu-780x200

Amigos, parceiros, clientes, manos e manas,

Gostaria de falar um pouco dos valores da minha empresa, uma marca de moda que tem como meta contar histórias da cultura afro brasileira através de seus produtos. Sou uma mulher negra, que passou a vida observando essa cultura se esvair por motivos sociais, e aos 26 anos percebi que não conhecia nada da minha história e, o que eu conhecia não me representava. Assim nasceu minha missão. Assim nasceu a BANTU.

Driblando o fato de que tinha que dividir a dedicação e esse sonho com a vida no mercado de trabalho, e ainda pior, com a dificuldade em encontrar conteúdo sério e representativo desse universo, iniciei as pesquisas e cada vez mais me sentia motivada. Eu estava interagindo com mulheres negras e minha maior descoberta foi a de entender que elas precisavam de alguém para compartilhar suas vivências, precisavam de referências que as fizessem se reconhecer em suas próprias histórias. Esse é um conceito da minha marca que eu não abro mão. Estamos aqui para ser página em branco, preenchida por essas pessoas.

A missão da BANTU é fazer produtos para mulheres negras como eu, roupas que representem sua miscigenação e formas. A BANTU é uma voz, um manifesto, é a ferramenta por onde irei promover um canal de empoderamento, autoconhecimento e valorização dessa cultura rica e cheia de nuances. Nossos valores estão diretamente ligados às dores dessas mulheres. Nós valorizamos, incluímos e representamos essas pessoas. Queremos ser vistos como um espelho, que exalte as particularidades e beleza individuais de uma maneira inovadora.

Entendemos que o ser humano precisa ser valorizado pelo que faz, sendo assim, nos comprometemos em ter um ambiente justo, de troca e colaboração onde haja espaço e voz para nossos clientes, parceiros, colaboradores e amigos. Em nossos valores, está trabalhar a sustentabilidade local, envolver e unir mulheres dentro de suas comunidades. Promover geração de renda em suas vidas. Através de parcerias, treinar essas mulheres gerando aprendizado e às vezes até, um sentido para suas vidas.

A BANTU se propõe a pensar suas coleções com consciência social e ambiental como uma cápsula onde em cada tema imergimos nas histórias e entregamos um produto de qualidade, responsabilidade e valor. Nossa roupa tem vida e nasceu do compartilhamento e do respeito.

Entregamos qualidade, sustentabilidade, troca de experiências, transparência, representatividade, valor e sonhos através da moda.

Sabemos que nossa trajetória não é fácil, que temos um árduo e resistente caminho a traçar. Contudo, a sensação, a ideia de poder fazer diferença no mundo dessas mulheres nos dá força, determinação e foco. Queremos aprender cada vez mais com essas histórias, transmiti-las e fomentar o compartilhamento, para que o resultado seja realmente representativo.

Meu maior desejo como gestora desse movimento, é que essa carta alcance o maior número de pessoas e atinja seus corações, e que ao reler esta carta os motivadores do nosso alicerce estejam sempre vivos e não se percam. Que nosso amor e causa conquiste cada vez mais pessoas.

Gratidão,

Renata Pedro 

 

Deixe uma resposta