images (3)

Séries – Nossos Heróis – Juliano Moreira – Parte 1

Bom dia gente linda!

A manhã de domingo chegou cheia de luz e beleza por aqui. Cheia de referência, representatividade e potência. ↑↑↑

Bom para quem ainda não conhece a Bantu, vamos de resuminho básico.
Somos uma marca de roupas, temos como objetivo, ilustrar histórias da cultura ancestral afro – brasileiras em nossas roupas. Mas acreditamos na beleza e poder dessas histórias, queremos compartilhar, contamos com vocês para divulgar e alcançar o maior número de pessoas. Pois acreditamos que é através do conhecimento e da representatividade chegaremos ao nosso objetivo maior, empoderar pessoas!

Dada a introdução vamos a felicidade do dia.

 

Você conhece a história do Juliano Moreira?

unnamed

Não? Nem eu conhecia até visitar o Museu Afro Brasil em São Paulo, foi uma visita super rica e construtiva.
E de babar na potência do cara, sente o talento da pessoa:

Foi médico, tropicalista, dermatólogo, sifilógrafo, alienista, psicólogo, naturalista e historiador da Medicina. Isso tudo em pleno século XVIII. Ele lutou se destacou e conquistou seu espaço em uma sociedade majoritariamente escravocrata.

Juliano Moreira, tinha um espírito aberto e inquieto não ignorou a psicanálise; tendo domínio do alemão, conhecia as obras de Freud e tinha uma avaliação crítica delas. Gente, sente o poder.

Numa resenha em que elogiou o livro de Franco da Rocha, “O pansexualismo na doutrina de Freud” (1920), referiu que a Sociedade Brasileira de Neurologia vinha promovendo palestras de divulgação da psicanálise e comentou, com sua ironia peculiar, que esta era pouco conhecida no país porque:

“No Brasil, em geral os colegas, em obediência à lei do menor esforço, aguardam que as idéias e as doutrinas passem primeiro pelo filtro francês para que nos dignemos a olhá-las contra a luz (…)”.

 

A história do Juliano Moreira é tão rica que vou dividir em dois posts. No próximo vamos mergulhar em seus feitos e carreira acadêmica.

Animados, eu estou no final do dia tem mais.

Beijos 

 

 

One thought on “Séries – Nossos Heróis – Juliano Moreira – Parte 1

Deixe uma resposta