banner 37 filmes

Sessão Pipoca – Dicas de filmes com mulheres protagonistas – Dia Internacional da Mulher

 

Manas e manos, O ano oficialmente começou hoje, começa esse ano no mês de maio, mês do Dia Internacional da Mulher, muita gratidão por todas as mulheres que lutaram, resistiram e abriram os caminhos para nós. Por isso em homenagem e respeito trazemos uma lista maravilhosa para as cinéfilas e cinéfilos de plantão, o lista está em ordem cronológica decrescente de filmes repleto de representatividade e protagonismo feminino. São 37 histórias retratadas em filmes ou documentários sobre mulheres reais que fizeram a diferença e deixam / ou deixaram, a sua marca na História. Quem conhece um pouquinho da Bantu sabe que um dos nossos valores é representar mulheres, acreditamos que uma das formas de fazê-lo é por meio do conhecimento, do resgate da potência de histórias de mulheres que são/foram exemplo de vida, inspiração. Que tal embarcar com a gente em uma imersão de inspiração e potência feminina? Já assistimos uma boa parte, mas vamos mergulhar agora com o olhar nessas grandes realizadoras e focadas no que aprendemos com elas. Bora começar essa semana com o maravilhoso “Estrelas Além do tempo”?

Vamos adorar receber comentários de vocês dos que já assistiram e gostaram.

Marcamos os que já assistimos e amamos com coração (♥), confere ao lado do nome.

Beijos Renata Pedro cropped-13443127_876114272493245_5739661386634319869_o-1.jpg

 

1 – Estrelas Além do Tempo (Hidden Figures, 2016)

(♥)

estrelas além do tempo Sinopse: No auge da corrida espacial travada entre Estados Unidos e Rússia durante a Guerra Fria, uma equipe de cientistas da NASA, formada exclusivamente por mulheres negras, provou ser o elemento crucial que faltava para a vitória dos EUA, liderando uma das maiores operações tecnológicas registradas na história americana e se tornando verdadeiras heroínas da nação. O filme conta a história verídica de Katherine Johnson – responsável por todos os cálculos para o lançamento histórico de John Glenn; Dorothy Vaughn – a primeira mulher negra a ser promovida chefe de departamento na NACA (predecessora da NASA) e especialista em computação e em programação FORTRAN; e Mary Jackson – a primeira engenheira negra da NASA.

 

2 – A Garota Dinamarquesa (The Danish Girl, 2015) 

(♥)

mulheres

Sinopse: Filme inspirado na vida das pintoras Gerda Wegener e Lili Elbe, que nasceu Einar Mogens Wegener e foi uma das primeiras pessoas a se submeter a uma cirurgia de redesignação sexual. Em foco o seu casamento com Gerda e sua descoberta como mulher quando sua esposa pede para que ela pose para retratos femininos quando uma modelo falta na década de 1920.

 

3 – What Happened Miss Simone? (2015)

(♥)

documentários

Sinopse: Um documentário que traz Gravações inéditas, imagens raras de arquivo e suas músicas mais populares contam quem foi a lendária Nina Simone, cantora, pianista e ativista.

 

4 – Malala (He Named Me Malala, 2015)

mulheres

Sinopse: Malala é um documentário sobre a mais jovem ganhadora de um Prêmio Nobel da Paz, Malala Yousafzai, que foi perseguida pelo Taliban e severamente ferida por um tiro quando voltava para casa em seu ônibus escolar no Paquistão. A menina, de então 15 anos, foi julgada por defender a educação para meninas, e o ataque a ela provocou protestos de simpatizantes em todo o mundo. Ela milagrosamente sobreviveu e agora é líder de uma campanha global para educação de meninas.

 

5 – Nise: O Coração da Loucura (2015) 

(♥)

mulheres

Sinopse: No Rio de Janeiro dos anos 1950, uma psiquiatra contrária aos tratamentos convencionais de esquizofrenia da época, que incluíam eletrochoque e lobotomia, é excluída e ridicularizada pelos outros médicos. Ela então assume o setor de terapia ocupacional, onde inicia uma nova forma de lidar com os pacientes, com animais, arte e amor. O filme é baseado na história da psiquiatra brasileira Nise da Silveira.

 

6 – Janis Joplin: Little Girl Blue (Janis – Little Girl Blue, 2015) documentários

Sinopse: Ela criou um lugar para as mulheres no mundo do rock. Seu nome: Janis Joplin. Nascida em uma pequena cidade do Texas, Janis, que morreu em 1970, aos 27 anos, ganha agora um documentário que revela a história de um ícone, uma mulher em uma América ultraconservadora, lutando contra seus demônios interiores e vícios, e que em apenas poucos anos de carreira a marcaram para sempre.

 

7 – Amy (2015) documentários

Sinopse: Vencedor do Oscar de Melhor Documentário, Amy mostra a vida pública e privada de Amy Winehouse, uma das maiores vozes de sua geração.

 

8 – Iris, Uma Vida de Estilo (Iris, 2014)

(♥)

mulheres

Sinopse: O premiado documentarista Albert Maysles conta a vida da uma lenda da moda Iris Apfel, que continua na ativa aos 93 anos, aconselhando modelos e pechinchando com os compradores.

 

9 – Vitórias de uma Vida (The Gabby Douglas Story, 2014)

mulheres

Sinopse: O filme conta a história real da infância e adolescência de Gabby Douglas, e os obstáculos que ela teve que enfrentar para se tornar a primeira ginasta afro-americana a conseguir duas medalhas de ouro nos Jogos Olímpicos de Londres, 2012.

 

10 – Althea (2014)

documentários

Sinopse: Este documentário traz a trajetória de Althea Gibson, que na década de 1950 se tornou a primeira americana negra a jogar e vencer em Wimbledon.

 

11 – Maidentrip (2013)

documentários

Sinopse: Apresentando gravações pessoais, este documentário retrata a viagem solitária da jovem Laura Dekker, que decidiu dar a volta ao mundo sozinha a bordo de um veleiro aos 14 anos de idade.

12 – Beyoncé: Life is But a Dream (2013)

documentários

Sinopse: Beyoncé dirige, produz e estrela este documentário sobre seu papel no topo do universo da música.

13 – Unidas pela Vida (Decoding Annie Parker, 2013)

mulheres

Sinopse: Quando Annie Parker descobre que está com câncer, mesma doença que provocou a morte de sua mãe e de sua irmã, ela perde o controle, e sua vida se torna um caos. Decidida a não desistir, ela conta com a ajuda de uma pesquisadora que está tentando provar que o câncer pode ser genético. Unidas pela Vida é baseado na história real de Annie Parker e da geneticista Mary-Claire King que, entre muitas outras coisas, descobriu o gene causador do câncer de mama.

14 – Gloria: In Her Own Words (2011)

Sinopse: Este documentário conta a trajetória da jornalista e ativista feminista Gloria Steinem, retratando seus anos como repórter, seu importante trabalho sobre as condições de trabalho das coelhinhas da Playboy e suas experiências trabalhando com mulheres durante a audiência sobre aborto em Nova York, em 1969.

 

15 – A Dama de Ferro (Iron Lady, 2011)

(♥)

Sinopse: A Dama de Ferro conta a biografia romanceada de Margaret Thatcher, a primeira-ministra britânica, com foco na Guerra das Malvinas, em 1982, quando a Inglaterra declara guerra a Argentina. O filme mostra vários momentos da vida da primeira-ministra, como sua entrada na política, seu pulso forte e seus últimos dias de vida.

16 – My Mic Sounds Nice: A True Story of Women and Hip Hop (2010)

Sinopse: Dirigido e produzido por Ava DuVernay, este documentário traz as vozes de ícones do hip hop como Salt-N-Pepa, Missy Elliot, MC Lyte, Eve, Yo-Yo, entre outras, que falam sobre como é ser uma mulher em um gênero musical controverso e dominado por homens, no qual muitos artistas encontraram o sucesso com letras tóxicas e misóginas.

 

17 – A Informante (The Whistleblower, 2010

mulheres

Sinopse: Ao ser convidada pelas Nações Unidas para participar da pacificação da Bósnia, a policial Kathy Bolkovac descobre uma rede de corrupção e tráfico sexual encoberta pela ONU. O filme é baseado na história de Kathryn Bolkovac, ex-policial e monitora de forças policiais da ONU, que se tornou conhecida ao processar a organização quando foi demitida por causa de suas tentativas de expor a rede de tráfico sexual na Bósnia.

 

18 – Jane’s Journey (2010)

Sinopse: Jane’s Journey é um documentário  que acompanha a jornada da Dra. Jane Goodall, que depois de atuar por mais de 20 anos como primatologista na África passou a correr o mundo como ativista pelo meio ambiente e Mensageira da Paz das Nações Unidas.

 

19 – Amelia (Amelia, 2009) mulheres

Sinopse: Baseado na vida da aviadora americana Amelia Earhart, o filme tem início em 1928, quando ela realiza marcos importantes, como diversos recordes de altitude e velocidade, e torna-se a primeira mulher a sobrevoar sozinha o Oceano Atlântico. Em 1937, Amélia se prepara para seu maior desafio: tornar-se a primeira mulher a dar a volta ao mundo em um avião.

 

20 – O Corajoso Coração de Irena Sendler (The Courageous Heart of Irena Sendler, 2009)

mulheres

Sinopse: Na Polônia de 1940, Irena é uma católica servidora social que, para evitar deportação, salva milhares de crianças judias da morte durante a Segunda Guerra Mundial. O filme é baseado na história real de Irena Sendler, que durante a Segunda Guerra Mundial ajudou a salvar cerca de 2500 crianças judias, contrabandeando-as para fora do Gueto de Varsóvia.

 

21 – Persépolis (Persepolis, 2007)

Sinopse: Marjane Satrapi é uma garota iraniana de 8 anos, que sonha em se tornar uma profetisa para poder salvar o mundo. Querida pelos pais e adorada pela avó, Marjane acompanha os acontecimentos que levam à queda do xá em seu país, juntamente com seu regime brutal. No entanto, ela acaba se revoltando contra as imposições fundamentalistas dos rebeldes, especialmente contra as mulheres. O filme é baseado no romance gráfico autobiográfico homônimo de Marjane Satrapi.

 

22 – Olga (2004)

(♥)

mulheres

Sinopse: Berlim, início do século XX. Olga é uma jovem judia alemã. Militante comunista, é perseguida pela polícia e foge para Moscou, onde recebe treinamento militar e é encarregada de acompanhar Luís Carlos Prestes de volta ao Brasil. Na viagem, enquanto planejam a Intentona Comunista contra o presidente Getúlio Vargas, os dois acabam se apaixonando. Parceiros na vida e na política, Olga e Prestes terão de lutar pelo amor, pelo comunismo e, principalmente, pela sobrevivência. O filme é baseado na história real de Olga Benário.

 

23 – Sylvia – Paixão Além Das Palavras (Sylvia, 2003)

Sinopse: A história de Sylvia Plath, uma das mais famosas novelistas da literatura norte-americana. Nascida em Boston durante a Grande Depressão, Sylvia ainda jovem tentou cometer suicídio, na casa de sua mãe. Ela viaja à Inglaterra para estudar em Cambridge e lá conhece o jovem poeta Ted Hughes, por quem se apaixona e vive um longo romance.

 

24 – Frida (Frida, 2002)

(♥)

mulheres

Sinopse: O filme conta a história Frida Kahlo, um dos principais nomes da história artística do México, e considerada a primeira artista surrealista da América Latina. Conceituada e aclamada como pintora, o filme retrata o seu conturbado casamento aberto com Diego Rivera, com quem compartilhava suas opiniões políticas, paixão e trabalho.

 

25 – A História de Rosa Parks (The Rosa Parks Story, 2002)

mulheres

Sinopse: O filme traz a história de Rosa Parks e a sua atuação durante o movimento de direitos civis nos EUA, na década de 1950/60. Quando Parks se recusa a ceder seu lugar no ônibus segregado para um homem branco, ela é presa, o que motiva um boicote de mais de um ano por parte da população afro-descendente contra os ônibus, em Montgomery, Alabama. O boicote mobilizou as pessoas tanto localmente como em todo o país a participar do movimento dos direitos civis pelo fim da discriminação e a segregação racial no país.

 

26 – Jornada da Alma (Prendimi l’anima, 2002)

mulheres

Sinopse: Em 1905 Sabina, uma jovem russa de 19 anos que sofre de histeria, recebe tratamento em um hospital psiquiátrico de Zurique, na Suíça. Seu médico, o jovem Carl Gustav Jung, aproveita o caso para aplicar pela primeira vez as teorias do mestre Sigmund Freud. A cura de Sabina vem acompanhada de um relacionamento amoroso com Jung. Após alguns anos ela volta à Rússia, tornando-se também psicanalista e montando a primeira creche que usa noções de psicanálise para crianças. Década após sua morte, ela tem sua trajetória resgatada por dois pesquisadores. Jornada da Alma é baseado na vida de Sabina Spielrein, uma das primeiras mulheres psicanalistas no mundo.

 

27 – Erin Brockovich: Uma Mulher de Talento (Erin Brockovich, 2000)

(♥)

mulheres

Sinopse: Após um acidente de carro do qual não teve culpa, Erin pede ao seu advogado Ed Masry para contratá-la para trabalhar em seu escritório de advocacia. Erin se depara com alguns registros médicos colocados em arquivos imobiliários e convence Ed a deixá-la investigar. Ela descobre que a água em uma comunidade local está causando doenças devastadoras entre os seus residentes. O filme é uma dramatização da história real de Erin Brockovich, que lutou contra a empresa de energia Pacific Gas and Electric Company PG&E)

 

28 – Dorothy Dandridge – O Brilho de uma Estrela (Introducing Dorothy Dandridge, 1999)

(♥)

mulheres

Sinopse: Baseado na vida da atriz Dorothy Dandridge, o filme percorre sua carreira desde quando se apresentava em clubes noturnos com sua irmã, até se tornar uma atriz de cinema. Nesta fase da vida tornou-se a primeira atriz negra a receber uma indicação para melhor atriz por “Carmen Jones”, em 1954. O filme retrata os desafios da carreira de Dandridge e o racismo que ela teve que enfrentar como uma atriz negra em Hollywood.

 

29 – Evita (1996)

(♥)

Sinopse: O filme mostra trajetória de uma adolescente pobre que se transformou em uma mulher influente. Após a morte de seu pai, Eva viaja para Buenos Aires e se relaciona com diferentes homens de poder até conhecer Juan. A influência e o domínio de Evita, como era chamada, fez com que a primeira-dama da Argentina fosse amada e ao mesmo tempo odiada. O filme é inspirado na vida de Eva Duarte Peron atriz e primeira-dama argentina.

30 – Maya Lin: A Strong Clear Vision (1994)

Sinopse: Maya Lin: A Strong Clear Vision é um filme-documentário que conta a história da artista Maya Lin, reconhecida por trabalho em escultura, arquitetura e land art. Lin se tornou conhecida aos 21 anos, como a designer do Memorial de Veteranos do Vietnã, em Washington.

 

31 – Tina (What’s Love Got To Do With It?, 1993)

(♥)

mulheres

Sinopse: O filme traz a trajetória de vida da cantora Tina Turner, desde quando era uma desconhecida no Tennessee até se tornar uma estrela da música. A trama mostra o casamento conturbado de Tina com seu mentor Ike Turner e a luta para se libertar do comportamento abusivo dele.

 

32 – Nas Montanhas dos Gorilas (Gorillas in the Mist: The Story of Dian Fossey, 1989)

(♥)

mulheres

Sinopse: Estrelado por Sigourney Weaver, o filme conta a história verídica da zoóloga e antropóloga americana Dian Fossey, que em 1967 viajou para Ruanda, na África, onde abriu o centro de Pesquisa Karisoke para estudo de gorilas. Após anos de observação, os gorilas passaram a confiar nela, e Fossey descobriu que podia sentar-se no meio de um grupo e até mesmo brincar com os jovens. Mais tarde, motivada pela violência da caça indiscriminada que ameaçava os animais de extinção, Fossey dedicou boa parte de sua vida à preservação dos gorilas das montanhas.

 

33 – The Life and Times of Rosie the Riveter (1980)

mulheres

Sinopse: Esse documentário de 1980 não é sobre apenas uma mulher, mas sobre as mulheres que ocuparam o lugar dos homens nas fábricas americanas durante a Segunda Guerra Mundial. O título faz alusão a Rosie, a Rebitadeira, a imagem que representou as mulheres que trabalharam nas fábricas de munição na época e se tornou um ícone feminista. O filme foca em cinco representantes dessas mulheres – três negras, duas brancas – que relembram suas experiências e a realidade do período, mostrando a discrepância entre a forma como as mulheres eram retratadas e a vivência dessas mulheres na vida real.

 

34 – Norma Rae (Norma Rae, 1979)

lutas

Sinopse: Como muitos dos integrantes de sua família antes dela, Norma Rae trabalha numa fábrica têxtil local por um salário que não condiz com as longas horas e as péssimas condições de trabalho. Depois de ouvir um discurso de um defensor dos direitos trabalhistas, a jovem é inspirada a convencer seus colegas de trabalho a lutar pela criação de um sindicato. O filme é baseado na história real de Crystal Lee Sutton, que liderou uma campanha contra as condições de trabalho oferecidas pela empresa J.P. Stevens Mill.

 

35 – O Milagre de Anne Sullivan (The Miracle Worker, 1962)

mulheres Sinopse: A incansável professora Anne Sullivan tenta fazer com que Helen Keller, uma garota cega, surda e muda, se adapte e entenda o mundo que a cerca. Para isso, entra em confronto com os pais da menina que, por piedade, a tratam de forma mimada. O filme é baseado na história real de Helen Keller, escritora, conferencista e ativista social americana, e  a primeira pessoa surda e cega a conquistar um bacharelado. 36 – Madame Curie (Madame Curie, 1944)

Sinopse: A estudante polonesa Marie Sklodowska se destaca na Universidade de Sorbonne, em Paris, o que leva seu tutor a indicá-la para trabalhar com o famoso pesquisador Pierre Curie. Pierre a princípio não gosta de ter uma mulher em seu laboratório, mas com o tempo reconhece a capacidade e a dedicação de Marie ao trabalho, se apaixona e o casal acaba por se casar. Marie começa a investigar as propriedades radioativas presentes na uranita, e suas medições a levam a deduzir que somente os elementos conhecidos não poderiam gerar o nível de radiação obtido. Assim, ela e Pierre, começam o extenuante trabalho de tentar isolar o novo elemento, que Marie denomina de Rádio, usando o método da cristalização. A produção retrata a vida da célebre física franco-polonesa e ganhadora de dois Prêmios Nobel – Física e Química – Marie Curie.

 

37 – A Paixão de Joana D’Arc (La Passion de Jeanne d’Arc, 1928)

Sinopse: A Paixão de Joana D’Arc detalha as últimas horas de vida de Joana e ocorre após ela ter sido capturada pelos ingleses, cobrindo a prisão, tortura, julgamento e execução da heroína francesa. Chefe militar da Guerra dos Cem Anos, Joana foi executada pelos borguinhões em 1431. O roteiro é baseado nos documentos históricos do julgamento de Joana e reconhecido mundialmente como um marco na história do cinema.

Lista encontrada no site: http://nodeoito.com/37-filmes-mulheres-reais/  e carinhosamente colocada em ordem cronológica. ♥

One thought on “Sessão Pipoca – Dicas de filmes com mulheres protagonistas – Dia Internacional da Mulher

Deixe uma resposta